segunda-feira, 28 de março de 2011

Classificação das variáveis para análise bioestatística.

O primeiro passo para uma análise estatística é o reconhecimento da natureza e classificação das variáveis envolvidas no projeto de pesquisa. A descrição ou resumo dos dados da pesquisa será apresentado de acordo com a vontade do pesquisador e a natureza de cada variável envolvida ou coletada durante a pesquisa em si.

Sendo assim, vamos à classificação.

As variáveis, em bioestatística, podem ser classificadas em:

a)Quantitativas ou numéricas: quando o valor do número mensurado é realizado através de contagem, por exemplo, a idade do paciente em anos, o perímetro da coxa, a massa corpórea (Kg), a altura (cm) e etc. Podem ser contínuas ou discretas (descontínuas).
  • Variável quantitativa contínua: os valores mensurados é um número pertencente ao conjunto dos números reais, ou seja, números inteiros ou fracionados e positivos.
          Ex: circunferência da cintura (cm), massa corpórea (Kg), IMC (Kg/m)...
  • Variável quantitativa discreta: os valores mensurados é um número inteiro.
          Ex: número de filhos, número de consultas no pré-natal...

b)Qualitativas ou categóricas: o valor do número mensurado é resultante de uma classificação atribuída a cada indivíduo da pesquisa, por exemplo, sexo, nível socioeconômico, tipo sanguineo. Podem ser nominais ou ordinais.
  • Variável qualitativa nominal: quando as qualidades atribuídas não têm ordem.
          Ex: sexo, raça, religião, estado civil...
  • Variável qualitativa ordinal: quando as qualidades assumem uma ordem crescente ou decrescente.
         Ex: escolaridade (nível fundamental, médio ou superior), nível socioeconômico (A, B, C, D e E), tipos de fraturas expostas (grau I, II, III, IV e V).

O tipo da variável irá indicar a melhor forma para o dado ser apresentado em tabelas e gráficos, em medidas de resumo e, a análise estatística mais adequada.  Conhecê-las é sempre muito importante quando se trata de analise estatística de dados em saúde.

Se quiserem exercitar:

Qualquer dúvida é só escrever.

Um comentário:

Obrigado!